domingo, 11 de dezembro de 2011

DNOCS - 100 anos




Em 2009, DNOCS recupera e entrega o sistema hidromecânico do açude Epitácio Pessoa


As comemorações pelos 100 anos do DNOCS na Paraíba tiveram prosseguimento no período da tarde do dia 19 de junho com a entrega dos equipamentos hidromecânicos do açude público Epitácio Pessoa (Boqueirão) que foram recuperados com recursos da ordem de R$ 421.000,00. O diretor geral do DNOCS, Elias Fernandes, o prefeito de Boqueirão Carlos José Castro Marques,
o representante da secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional Luiz de Sousa e o coordenador da Cest-Pb Luiz Roberto Sanguinetti estiveram presentes ao evento, bem como técnicos, funcionários do DNOCS e a população de Boqueirão. A solenidade foi iniciada com a execução do Hino Nacional efetuada pelo grupo musical e folclóricoTropeiros da Borborema.


A recuperação do sistema hidromecânico do açude Epitácio Pessoa permite o melhoramento do abastecimento de água para Campina Grande, além da perenização do rio Paraíba. O açude, um dos maiores reservatórios daquele Estado construído pelo DNOCS em 1956, tem capacidade de acumular 535.680.000 m³ de água e será um dos receptores do Projeto São Francisco que fornecerá água para os estados setentrionais do Nordeste.


Elias Fernandes, em seu pronunciamento, destacou a importância dessas ações já que há muitos anos que o DNOCS não realizava um trabalho de recuperação dos reservatórios e seus equipamentos, ressaltando que só no estado da Paraíba em 2008 foram recuperadas 22 barragens com recursos aplicados da ordem de R$ 2,8 milhões. Ressaltou ainda que todo o trabalho de recuperação dos equipamentos no açude Epitácio Pessoa, que durou 45 dias, foi realizado à noite para evitar transtornos no abastecimento da cidade de Campina Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário